quinta-feira, 30 de abril de 2009

Um pouquinho da história da praia de Icaraí

A praia situa-se na Baía de Guanabara, na margem oposta às praias do Flamengo e Botafogo. Seu nome Icaraí vem de Icarahy, em língua tupi significa água ou rio sagrado.
No século XIX a praia era um extenso areal com muitas pitangueiras, cajueiros, cactos e vegetação típica de restinga. Integrou-se a Vila Real da Praia Grande, futura cidade de Niterói e seu povoamento começou a partir das décadas de 1840 e 1850.
A partir da década de 1970 o bairro teve um grande crescimento populacional e imobiliário com a construção da Ponte Rio-Niterói.
Infelizmente a praia sofreu uma degradação devido aos atuais níveis de poluição da Baía de Guanabara que se intensificou nas décadas de 1950-1960, com o elevado crescimento urbano, especialmente na região Sudeste. A região já sofreu também derramamento de óleo proveniente de navios, prejudicando a pesca e o lazer dos banhistas.
Atualmente, o bairro caracteriza-se pelos prédios luxuosos, de elevado padrão construtivo, erguidos na orla da baía é também é palco dos maiores eventos promovidos na cidade. Dela avista-se a Pedra do Índio, a Pedra de Itapuca e parte da cidade do Rio de Janeiro, destacando o Corcovado e o Pão de Açúcar.

Por Suelen Duarte

0 comentários:

 
Blogger design by suckmylolly.com