quinta-feira, 21 de maio de 2009

NITERÓI E SEU ECOSSISTEMA

O ecossistema é uma comunidade de organismos que interagem entre si e com o meio ambiente ao qual pertencem. Fazem parte também todos os componentes abióticos (sem vida), como, por exemplo, minerais, compostos orgânicos e clima (temperatura, precipitações e outros fatores físicos).


PRAIA DE ICARAÍ

Localizada no interior da Baía de Guanabara, significa em Tupi: água benta, água santa, rio sagrado ou rio salgado. Com 1.200m de extensão e vegetação composta de amendoeiras e coqueiros, é a mais conhecida da cidade.





CAMBOINHAS

Localiza-se em parte às margens da Lagoa de Itaipu e em contato com o Oceano Atlântico, limitando-se também com Piratininga e Itaipu. O nome do bairro originou-se de episódio envolvendo dois navios nas águas oceânicas em frente ao bairro. Na década de 50 um deles encalhou na areia, o Camboinhas, e para socorrê-lo foi enviado um outro navio que acabou afundando em frente a praia no esforço de desencalhar o primeiro. Do Camboinhas ainda resta enterrada na areia da praia, visível na maré baixa, a espinha dorsal do casco. Placas no local alertam aos banhistas para o perigo dos restos do encalhe e do naufrágio.
A praia de Camboinhas foi cercada com arame farpado e a restinga e as dunas, onde existiam sítios arqueológicos e sambaquis, foram aplainadas a trator para facilitar o parcelamento e a demarcação dos lotes. As praias de Camboinhas e de Itaipu, que formavam uma única paisagem, foram separadas com a escavação de canal permanente, protegido por pedras, para acessar a marina que seria construída ao lado do apart-hotel erguido na restinga.
A marina nunca existiu, mas o canal permanente quebrou o ciclo natural de lagoa de arrebentação que Itaipu tinha — a de romper a sua barra arenosa, ligando-se ao mar, na época das chuvas. Este processo, que se repetia anualmente, permitia que os cardumes saíssem do mar, subissem a correnteza e desovassem no interior da lagoa, de águas calmas e protegidas, perpetuando espécies.

LAGO DE ITAIPU

Uma das primeiras cartas náuticas a detalhar o relevo da entrada da baía de Guanabara, nomeada como ''Pormenor do Plano Topográfico do Porto e Entrada do Rio de Janeiro e seus Arredores'', de Francisco Roscio (1778 apud WEHRS, 1984), revela a lagoa de Itaipu, situada hoje no município fluminense de Niterói (RJ).
O seu entorno, vem sofrendo desde então extensas modificações antrópicas, com reflexos significativos em sua geomorfologia, transformando-a em uma laguna e mudando algumas características de sua biota. A riqueza da fauna e flora e a piscosidade da lagoa original eram incomparavelmente maiores do que hoje em dia.
Popularmente conhecida como lagoa (pequeno lago), a laguna de Itaipu se tornou um baluarte da preservação ambiental na região oceânica de Niterói. Existe em todo o mundo uma crescente preocupação em preservar baías, enseadas, estuários, lagunas e lagoas. No caso do sistema lagunar de Itaipu, vários grupos vêm propondo projetos para o manejo sustentável do ecossistema, além da criação de áreas de lazer e habitação, implantação de cultivos marinhos.
A evidente degradação da laguna gerada pela ocupação urbana de sua orla parece simplificar a resposta a qualquer indagação sobre o seu valor e a sua importância para os habitantes locais.



Uma imagem do Desafio da Pesca à Corvina, realizada em Fevereiro de cada ano no lago de Itaipu; promoção da Associação dos Pescadores, município de Missal-Pr. (Foto-Mari)

Ipê florido às margens da estrada que liga Missal à área de lazer às margens do Lago de Itaipu. (Foto-Mari-2004)

COMUNIDADE DE PESCADORES DA PRAIA DE ITAIPU

A atividade pesqueira possui sua importância econômica e social para a colônia de pescadores da praia de Itaipu.
As práticas sociais, econômicas e simbólicas de comunidades pesqueiras baseiam-se nos recursos que o mar oferece. A principal atividade exercida por eles é a pesca, que envolve desde o processo de captura até a venda ou o consumo do peixe.
Essas atividades têm se desenvolvido desde os primórdios da humanidade tem se desenvolvido até hoje.
Dentre essas e outras atividades há necessidade de que projetos sejam realizados para melhorar as condições sócio ambientais no caminho da sustentabilidade.
Por Carlos.
www.nitvista.com

0 comentários:

 
Blogger design by suckmylolly.com