quinta-feira, 14 de maio de 2009

NITERÓI E SEU ECOSSISTEMA

Falar sobre o ecossistema de uma região é preciso primeiramente se aprofundar melhor sobre o assunto. O ecossistema é uma comunidade de organismos que interagem entre si e com o meio ambiente ao qual pertencem. Fazem parte também todos os componentes abióticos (sem vida), como, por exemplo, minerais, íons, compostos orgânicos e clima (temperatura, precipitações e outros fatores físicos).
Mas, no interesse da matéria estuda-se a biodiversidade de Niterói. Como qualquer ecossistema urbano, Niterói também é responsável por impactos ambientais. A produção de esgoto doméstico, comercial e industrial, situações de disposição final inadequadas de resíduos em locais como encostas, margens de ruas, rios e no mar especificamente na Bahia da Guanabara.
A degradação das reservas ecológicas em Niterói levanta a observação pela ocupação irregular e o processo de favelização em muitas das áreas que antes eram reservas ambientais o Parque Estadual da Serra da Tiririca, as lagoas de Piratininga e Itaipu, a Reserva Ecológica Darcy Ribeiro e o Morro da Viração, onde fica o Parque da Cidade.
PRAIA DE ICARAÍ: Localizada no interior da Baía de Guanabara, significa em Tupi: água benta, água santa, rio sagrado ou rio salgado. Com 1.200m de extensão e vegetação composta de amendoeiras e coqueiros, é a mais conhecida da cidade.
Postado por carlos às 04:42 0 comentários
Assinar: Postagens (Atom)

0 comentários:

 
Blogger design by suckmylolly.com