segunda-feira, 22 de junho de 2009

A cidade de Niterói tem lindos e agradáveis lugares para morar. Tem sua historia ligada aos índios, a começar pelo nome “porto sinuoso”, onde os primitivos que habitavam o lugar analisavam seu nome como “água que se esconde”. As doações de terras que formaram os bens do cacique Araribóia demarcavam o espaço físico que a cidade ocupa.

O alcance das classes médias às praias oceânicas e áreas verdes, colocando um novo estilo de vida e também em questão a diferenciação de classes e favorecendo o surgimento de comunidades de baixa renda. Esse crescimento populacional e o surgimento de novas atividades econômicas provocaram a diversificação social. Apesar de Niterói ser uma cidade com praias lindas, sofre com a poluição, no caso da praia de Icaraí, ainda que linda e com Mac ao fundo. Hoje o que se encontra, são muitos prédios.

A praia de Icaraí ainda que digam que está própria para o banho, após os projetos de despoluição, em que o Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou a 13 anos, difícil acreditar nessa possibilidade, pois algumas áreas da baía de Guanabara estão muito mais sujas do que antes do projeto. Já a praia de Icaraí, nessa recuperação ambiental, sai na frente, até mesmo por não despejar esgoto na baía, mas com a grande população local (prédios e comunidades instaladas no bairro (onde as condições são precárias)) ainda há de se investigar pontos que possam estragar a beleza e bem-estar natural/ e o meio ambiente.

Sâmyla Maia

0 comentários:

 
Blogger design by suckmylolly.com