terça-feira, 23 de junho de 2009

Praia de Icaraí

Praia de Icaraí , a praia de águas sagrada.

A Praia de Icaraí é a mais conhecida da cidade de Niterói. Situa-se na baía de Guanabara e a vista do Rio para Icaraí vale um belíssimo cartão postal.




Seu nome Icaraí vem de Icarahy, em língua tupi significa água ou rio sagrado. Na época de 1698 área que atualmente chamamos de Campo de São Bento havia um enorme lodaçal devido a presença do rio Icaraí, atualmente canalizado.

No século XIX a praia era um extenso areal com muitas pitangueiras, cajueiros, cactos e vegetação típica de restinga.



No século . XIX, Icaraí recebe o seu primeiro plano de arruamento iniciando-se o povoamento. Consistia no traçado das ruas em forma de xadrez
A malha viária facilitou a expansão de Icaraí que passou a ser conhecida como "Cidade Nova da Praia Icaraí”


A Pedra da Itapuca e também a Pedra do Índio, transformaram-se em símbolos histórico-paisagísticos não só do bairro de Icaraí , mas também de todo município




A partir da década de 1970 o bairro teve um grande crescimento populacional e imobiliário com a construção da Ponte Rio-Niterói.
A praia sofreu degradação devido aos atuais níveis de poluição da Baía de Guanabara , com o elevado crescimento urbano que infelizmente trouxe poluição do local, esgoto e lixo, muitas vezes lançado pelos próprios moradores. A região já sofreu também derramamento de óleo proveniente de navios, prejudicando a pesca e o lazer dos banhistas.


Devido a tal degradação não podemos mais citar a praia de Icaraí como a praia de águas sagrada. Atualmente a praia está imprópria para banho e a quantidade de lixo em sua areia é assustador. O que era bonito tornou-se feio , o que era lazer agora é proibido . Infelizmente, somos nós, homens, o agente danoso do meio ambiente, pois como vimos no referido trabalho , temos a capacidade em alterar nosso espaço físico e através desta capacidade estamos destruindo nosso meio ambiente pela falta de educação ambiental, resultado do somatório das ações individuais , daí o aspecto coletivo da ação do homem sobre o meio ambiente, trazendo para si todas as conseqüências , sejam elas benéficas ou maléficas.

..."Icaraí,
Que vem desde a Itapuca
Até a subida da Fróes
Icaraí,
Os poetas já não fazem mais Nictheroy
Canto a beleza, lembro o Gentileza
Histórias de rir.
Quanta Saudade,
O meu peito invade do Petit Paris
Eu sei que o tempo não volta
Que o Trolley faz volta no Canto do Rio
E nas areias sereias olhando o Rio
Eu sei que o tempo não volta
E o Trolley faz volta no Canto do Rio
E nas areias, a melhor vista do Rio".
Cilico

segunda-feira, 22 de junho de 2009


Ponto turístico, romântico e lindo no final da tarde é o Parque da Cidade, que te proporciona uma bela vista numa altitude de 270 m. Vista ampla para as praias de Piratininga e Camboinhas, de frente para os bairros de São Francisco, Jurujuba, Charitas e Icaraí E de frente para a Baía de Guanabara e para a cidade do Rio de Janeiro.
Local de total preservação ambiental, onde pode ser notado logo na subida do parque, muitos metros quadrados de árvores de Eucaliptos.
Além do contato com a natureza e do visual alucinante o Parque da Cidade é cenário para a pratica de muitos esportes, os de mais destaque é o Para pente, onde durantes fins de semana do verão, amantes das alturas se reúnem para desfrutar da beleza dessa cidade, além de caminhadas ecológicas, ciclismo e outros.


Sâmyla Maia

A cidade de Niterói tem lindos e agradáveis lugares para morar. Tem sua historia ligada aos índios, a começar pelo nome “porto sinuoso”, onde os primitivos que habitavam o lugar analisavam seu nome como “água que se esconde”. As doações de terras que formaram os bens do cacique Araribóia demarcavam o espaço físico que a cidade ocupa.

O alcance das classes médias às praias oceânicas e áreas verdes, colocando um novo estilo de vida e também em questão a diferenciação de classes e favorecendo o surgimento de comunidades de baixa renda. Esse crescimento populacional e o surgimento de novas atividades econômicas provocaram a diversificação social. Apesar de Niterói ser uma cidade com praias lindas, sofre com a poluição, no caso da praia de Icaraí, ainda que linda e com Mac ao fundo. Hoje o que se encontra, são muitos prédios.

A praia de Icaraí ainda que digam que está própria para o banho, após os projetos de despoluição, em que o Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou a 13 anos, difícil acreditar nessa possibilidade, pois algumas áreas da baía de Guanabara estão muito mais sujas do que antes do projeto. Já a praia de Icaraí, nessa recuperação ambiental, sai na frente, até mesmo por não despejar esgoto na baía, mas com a grande população local (prédios e comunidades instaladas no bairro (onde as condições são precárias)) ainda há de se investigar pontos que possam estragar a beleza e bem-estar natural/ e o meio ambiente.

Sâmyla Maia

sexta-feira, 5 de junho de 2009

05 de junho - Dia do meio ambiente


Hoje é o dia mundial do Meio Ambiente e da Ecologia! Um bom dia para você pensar o que a população tem feito para contribuir com a preservação do Ambiente. Uma simples embalagem de bala que você joga no chão leva muito tempo para se decompor contribuindo com so danos que a poluição traz para o lugar que vivemos.
Então aproveite para refletir, e se você ainda não começou a colaborar, comece hoje! Separe o lixo da sua casa, não bote fogo em terrenos baldios com muita vegetação, plante uma árvore, no seu quital mesmo, economize água, não jogue lixo pela janela do carro...
Ações simples mas que podem fazer uma grande diferença!

Por Suelen Duarte

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Vídeo sobre a preservação e degradação do meio ambiente em Icaraí

 
Blogger design by suckmylolly.com