terça-feira, 23 de junho de 2009

Praia de Icaraí

Praia de Icaraí , a praia de águas sagrada.

A Praia de Icaraí é a mais conhecida da cidade de Niterói. Situa-se na baía de Guanabara e a vista do Rio para Icaraí vale um belíssimo cartão postal.




Seu nome Icaraí vem de Icarahy, em língua tupi significa água ou rio sagrado. Na época de 1698 área que atualmente chamamos de Campo de São Bento havia um enorme lodaçal devido a presença do rio Icaraí, atualmente canalizado.

No século XIX a praia era um extenso areal com muitas pitangueiras, cajueiros, cactos e vegetação típica de restinga.



No século . XIX, Icaraí recebe o seu primeiro plano de arruamento iniciando-se o povoamento. Consistia no traçado das ruas em forma de xadrez
A malha viária facilitou a expansão de Icaraí que passou a ser conhecida como "Cidade Nova da Praia Icaraí”


A Pedra da Itapuca e também a Pedra do Índio, transformaram-se em símbolos histórico-paisagísticos não só do bairro de Icaraí , mas também de todo município




A partir da década de 1970 o bairro teve um grande crescimento populacional e imobiliário com a construção da Ponte Rio-Niterói.
A praia sofreu degradação devido aos atuais níveis de poluição da Baía de Guanabara , com o elevado crescimento urbano que infelizmente trouxe poluição do local, esgoto e lixo, muitas vezes lançado pelos próprios moradores. A região já sofreu também derramamento de óleo proveniente de navios, prejudicando a pesca e o lazer dos banhistas.


Devido a tal degradação não podemos mais citar a praia de Icaraí como a praia de águas sagrada. Atualmente a praia está imprópria para banho e a quantidade de lixo em sua areia é assustador. O que era bonito tornou-se feio , o que era lazer agora é proibido . Infelizmente, somos nós, homens, o agente danoso do meio ambiente, pois como vimos no referido trabalho , temos a capacidade em alterar nosso espaço físico e através desta capacidade estamos destruindo nosso meio ambiente pela falta de educação ambiental, resultado do somatório das ações individuais , daí o aspecto coletivo da ação do homem sobre o meio ambiente, trazendo para si todas as conseqüências , sejam elas benéficas ou maléficas.

..."Icaraí,
Que vem desde a Itapuca
Até a subida da Fróes
Icaraí,
Os poetas já não fazem mais Nictheroy
Canto a beleza, lembro o Gentileza
Histórias de rir.
Quanta Saudade,
O meu peito invade do Petit Paris
Eu sei que o tempo não volta
Que o Trolley faz volta no Canto do Rio
E nas areias sereias olhando o Rio
Eu sei que o tempo não volta
E o Trolley faz volta no Canto do Rio
E nas areias, a melhor vista do Rio".
Cilico

0 comentários:

 
Blogger design by suckmylolly.com